-
Arquitetos: Kengo Kuma & Associates
- Área: 5757 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Nicolas Waltefaugle, Erieta Attali
-
Fabricantes: EQUITONE, AM Rhône-Alpes
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do Centro de Arte Contemporânea (FRAC) para a região Provence Alpes Côtes d'Azur é a versão tridimensional do "museu sem paredes", inventado por André Malraux, famoso escritor e político francês. É um museu sem um museu, um lugar vivo e em movimento, onde as obras de arte estão em constante movimento e juntam-se na lógica de difusão e interação com os visitantes.
O escritório de arquitetura pensou o Centro como um ícone na cidade, permitindo uma melhor visibilidade para a arte contemporânea.
O edifício ergue-se como um marco de identidade claramente afirmada.
É composto por duas partes reconhecíveis:
- O corpo principal ao longo da rua Vincent Leblanc, que contém os espaços de exposição e centro de documentação
- Uma pequena torre com auditório e oficina infantil, que oferece um terraço superior na avenida principal.
Estas duas entidades claramente identificadas estão conectadas entre si por um conjunto de passarelas e são unificadas pela envolvente feita por uma camada de vidro, composta por painéis com opacidades diversas.
O edifício explora o tema das janelas e aberturas em diferentes escalas. O desejo do arquiteto era o de criar um espaço particular de criação e vida, que a ação e o efeito fosse delimitado para toda a cidade, bem como o bairro circundante e a vizinhança.